Como aumentar a imunidade no inverno

A estação mais fria do ano chegou e, com isso, precisamos aumentar os cuidados com a saúde dos idosos. Isso porque, no inverno, nossa imunidade abaixa e nos deixa mais propensos a doenças. Então, precisamos de ajuda extra para manter a nossa saúde em dia. Além disso, o novo Coronavírus e a pandemia ainda estão presentes, aumentando ainda mais os riscos para os idosos. Algumas formas de garantir a proteção contra o frio é comendo bem, se exercitando e tendo roupas que nos aqueçam.

As principais doenças da estação, como gripes, resfriados e hipotermia, podem ser evitadas com algumas pequenas mudanças na rotina. A Vila Marina preparou uma lista de ações que vai reforçar a imunidade dos idosos, para que eles possam enfrentar o inverno com mais tranquilidade e conforto.

Alimentação saudável estimula a imunidade

Essa é a principal arma para ajudar a aumentar sua imunidade: uma alimentação balanceada. Garanta que você está ingerindo um pouco de todos os nutrientes. E, caso sinta que precisa de um reforço nessa área, pergunte ao seu médico qual é o melhor suplemento para você.

Alguns alimentos muito indicados para a imunidade são: frutas cítricas (ricas em vitamina C), iogurte (é fonte de microrganismos que ajudam o corpo a combater infecções), folhas verde escuras (como couve, espinafre e bertalha), mel e castanha-do-pará.

Beba ainda mais água no inverno

Não espere sentir sede para se hidratar. Seu corpo precisa de água, para que todas as suas células e órgãos possam funcionar corretamente. A ingestão de líquidos retira o excesso de impurezas do organismo e ajuda a prevenir doenças. Além disso, se você costuma praticar exercícios físicos, é muito importante redobrar os cuidados com a hidratação, já que a perda de líquidos é ainda mais intensa nesses casos.

Aumente a imunidade dormindo

Uma boa noite de sono precisa ser uma rotina e não um luxo. Especialistas dizem que a privação do sono pode ser um dos principais fatores que causam a imunidade baixa.

Além do período correto de descanso, priorize também uma qualidade melhor do sono. Para idosos, o saudável é dormir de sete a oito horas por dia. 

Não se estresse: cuide da saúde

Assim como o sono e a alimentação inadequados, o estresse excessivo também pode ser um dos principais responsáveis pela baixa imunidade. Isso porque as tensões do trabalho ou até mesmo do dia a dia podem impedir que as células do seu corpo funcionem adequadamente, dando espaço para o surgimento de doenças.

Sabemos que dada a nossa nova realidade, fugir do estresse é uma missão quase impossível. Entretanto, procure sempre investir em atividades que te fazem bem.

Exercite-se para aquecer o corpo no frio

Além de liberar endorfina, um dos hormônios da felicidade, o exercício físico melhora a circulação e isso ajuda a levar todos os nutrientes para onde eles precisam ir. Exercícios ainda são uma ótima forma de liberar a ansiedade e o estresse, melhorando a qualidade do sono. Só não esqueça de se alongar antes de começar uma atividade física.

Porém, tome cuidado para não exagerar, pois o excesso de exercícios pode acabar tendo o efeito oposto ao desejado e diminuir a sua imunidade.

A Vila Marina trata os hóspedes com carinho e atenção, através de uma equipe especializada em cuidar da saúde dos idosos. Acesse nosso site.