Como ter uma vida saudável e ativa na terceira idade

 

É possível envelhecer de forma saudável e com vida ativa? É possível encontrar atividades que diminuam dores e melhorem a mobilidade e coordenação do idoso? Com toda a certeza sim. Apesar das limitações do avanço da idade, ser idoso não impede a pessoa de continuar aprendendo coisas novas, manter amizades ou conquistar novas, e até ter uma rotina com exercícios físicos.
Mas para que tudo isso seja possível, é necessário ter atividades e hábitos voltados às necessidades dessa fase da vida. Os exercícios físicos não podem promover muito impacto, as atividades devem ser estimulantes, mas também devem proporcionar relaxamento e alívio de tensões. Sempre respeitando as limitações de cada um, como os que possuem doenças cardiovasculares, problemas na coluna e articulações e lesões anteriores, por exemplo.
Por esta razão reunimos algumas dicas e atividades que melhoram a qualidade de vida do idoso. Confira:

CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO E O PESO
Sem dúvidas uma alimentação rica, balanceada e saudável é vital para uma vida plena e ativa, além de manter o peso sob controle, em um nível seguro à saúde.
Para isso é importante investir em proteínas de boa qualidade, não consumir muito sal, evitar açúcares e gordura e manter uma boa variedade de alimentos nas refeições. As vitaminas, como a A, E e C, os minerais, como o cálcio e o ferro, assim como os alimentos ricos em ácidos graxos, também são necessários, pois trazem diversos benefícios à saúde.
Assim sendo, o idoso deve substituir as sobremesas por frutas, as carnes gordurosas por carnes magras e sempre preferir os alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas, evitando alimentos processados e industrializados.

NADA DE OCIOSIDADE
Procurar atividades para ocupar a mente é tão importante quanto atividades para o corpo. A mente não pode parar, ela tem sempre que ser estimulada. Para isso é importante que o idoso procure atividades, sejam de trabalho, obrigação ou projeto pessoal, por exemplo, para que sempre tenha algo para fazer.
É preciso que se tenha um ideal, uma meta, algo que ele deseja manter ou conquistar. Isso dá sentido a sua vida, ajuda com que se sinta útil e motivado a encarar a vida com muito mais vontade e positividade. Sendo assim, o idoso deve investir em leituras, filmes, estudo, escritas, jogos, palavras cruzadas, conversar e interagir com outras pessoas.
Outro ponto importante é que investindo em atividades que ocupam o tempo do idoso, diminuem muito os índices de desenvolvimento de doenças, como a depressão e a ansiedade.

INTERAÇÃO SOCIAL É IMPORTANTE
A solidão é um fator importante no desenvolvimento de problemas, como a depressão e a síndrome do pânico. Muitas vezes, idosos acabam se tornando reclusos e solitários, se isolando das pessoas e se restringindo em atividades que exijam estar fora de casa ou com outras pessoas.
Por isso é vital que se mantenha uma vida social ativa, com a presença de amigos, familiares e pessoas queridas em volta do idoso, para que ele possa conversar, se divertir, interagir com novas pessoas e ambientes, além de passar por novas experiências.

MÚSICA ESTIMULA A MEMÓRIA
A música pode ser uma ótima terapia para estimular a memória e a mente. Através dela o idoso é estimulado a lembrar das letras, melodias, ritmos e tudo que envolva as músicas que gosta.
Isso acontece porque a música ativa uma região do cérebro, que é o responsável pela sensação de prazer. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparados físicos como tratamento de diversos problemas, e tem trazido ótimos resultados.

CAMINHADAS FAZEM MUITO BEM AO CORPO
A caminhada é uma atividade que alivia a tensão, exercita o corpo e melhora o condicionamento cardio-respiratório. Basta 30 minutos a 1 hora por dia para obter resultados positivos no corpo como um todo.
O idoso pode perceber, além da melhora no sistema cardio-respiratório, o aumento na produtividade, na disposição e no libido. Também é perceptível o fortalecimento muscular, o estímulo a memória e diminuição da tensão e ansiedade, assim como a melhora do sono e diminuição da fadiga.

HIDROGINÁSTICA PARA EXERCÍCIO SEM IMPACTO
A hidroginástica é um exercício, que comparado às modalidades de alto impacto, é muito mais seguro para prática em idosos, sendo até mesmo indicada para pessoas com desvios posturais, além de problemas e dores nas articulações e na coluna.
Isso se deve ao fato da água reduzir em até 80% o peso do corpo durante o exercício, causando menos pressão e fornecendo flutuabilidade e suporte para o corpo, evitando a possibilidade de lesões nos músculos, ossos e articulações.
Sendo assim, ela promove o fortalecimento do sistema respiratório e da musculatura, melhora a coordenação motora e equilíbrio e estimula o sistema cardiovascular. A hidroginástica também favorece a flexibilidade e auxilia nos tratamentos fisioterápicos do idoso.

DANÇAR É BOM E DIVERTIDO
A dança é uma ótima maneira de exercitar o corpo como um todo, de forma divertida e prazerosa, pois ajuda a manter o condicionamento aeróbico, a força muscular e a flexibilidade, e melhora especialmente o equilíbrio corporal e a coordenação motora.
Também permite ao participante alcançar estados emocionais positivos, melhorando seus níveis de confiança e autoestima. Além desses benefícios, a dança traz um grande estado de prazer, tanto no próprio ato de dançar, quanto em conhecer novas pessoas, movimentos, lugares e ritmos, por exemplo, trazendo uma nova qualidade de vida.

YOGA PARA A MENTE E O CORPO
Yoga é um dos exercícios mais indicados para manter tanto a mente quanto o corpo saudáveis, relaxados e saudáveis.
Isso porque a yoga possui exercícios para as mais diversas partes do corpo, que podem ajudar em diversos fatores, como na diminuição do risco de quedas de idosos, no fortalecimento muscular e ósseo, na melhora da flexibilidade e coordenação motora e na melhora da concentração e memória.
Há também uma melhora nas condições dos sistemas respiratório e cardíaco, e uma diminuição nos índices de ansiedade, depressão e fobias.

ARTE QUE ESTIMULA A MENTE
Pode ser uma pintura ou um desenho. Pode usar materiais de diferentes formas e texturas. Tudo para estimular a mente e a criatividade, o lado lúdico da vida. É importante que o idoso tenha a oportunidade de criar, usar as mãos, imaginar e reinventar conteúdos artísticos.
Esse processo auxilia na melhora da memória e da criatividade, além de melhorar e desenvolver novas habilidades motoras. Durante a arte-terapia o idoso também interage com outras pessoas, troca ideias, se diverte e melhora sua autoestima.

Na Vila Marina oferecemos diversas atividades, todos com acompanhamento de profissionais especializados, que promovem uma vida ativa e saudável para os nossos residentes. Entre em contato conosco pelos telefones (21) 2569-5947 / (21) 2574-9563 / (21) 3269-2999 ou acesse nosso site aqui