Dia Internacional do Idoso – 01 de outubro

Envelhecimento da população traz benefícios e desafios para toda a sociedade

 

O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 01 de outubro, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento humano e para reforçar a importância da proteção aos nossos idosos. Instituída em 1991 pela ONU, a data é uma boa oportunidade para reavaliarmos nossa atitude em relação a eles.

Fenômeno biológico que atinge a todos, o envelhecimento é absolutamente normal, apesas de muitos ainda não estarem preparados para passar por ele ou conviver de perto com pessoas idosas. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos, representa um desafio para toda a sociedade.

 

Aumento do investimento em pesquisas e medicamentos, além da capacitação de mais profissonais voltados à prevenção e aos cuidados com as doenças próprias da terceira idade, são consequências naturais do processo, que, claro, também traz benefícios. Afinal, viver mais significa mais tempo para realizar projetos e desfrutar do convívio com a família e os amigos, entre outras vantagens.

 

Estatuto do Idoso, um avanço

 

No Brasil, o Estatuto do Idoso, criado em 2003, representou, pelo menos no papel, um avanço na conscientização, proteção e cuidados em relação à terceira idade. Após seis anos de tramitação no Congresso Nacional, a lei ampliou as diretrizes da Política Nacional do Idoso, de 1994, e trouxe, entre outras novidades, a previsão de punições severas aos maus tratos e a abusos de ordem emocional e financeira, entre outros.

 

Ao amparo da lei, é preciso aliar a compreensão e a capacidade de entendermos as limitações que os idosos sofrem com a diminuição das suas capacidades físicas e, muitas vezes, mentais. Envelhecer envolve diversos problemas que afetam a qualidade de vida de uma pessoa, como as dificuldades para se locomover, a perda de memória e as doenças comuns da idade.

 

Os problemas não afetam a todos de maneira igual, e muitos mantêm uma qualidade de vida satisfatória. O que reforça a tese de que o envelhecimento não é uma sentença de exclusão da vida social e muito menos de uma fase limitada a doenças. Envelhecer pode significar mais tempo de se atualizar e de aprender coisas novas que irão estimular a concentração e o equilíbrio. A convivência e integração com outras pessoas é fundamental para o dia a dia. A família é parcela muito importante nessa fase da vida.

 

Que tal aproveitarmos o Dia Internacional do Idoso para lembrarmos que, se todos chegaremos lá, por que não fazermos um esforço individual e coletivo no sentido de propiciar melhores condições a quem já vive a terceira idade? Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Por isso, vamos comemorar com cuidados e atenções, respeito e gentileza, como todo idoso merece.

 

Para a Vila Marina, conviver com a experiência, o conhecimento e as histórias de vida dos residentes é uma aprendizado diário. Neste 01 de outubro, fazemos questão de destacar o nosso agradecimento à confiança das famílas e, acima de tudo, enfatizar o respeito e o carinho que temos por todos aqueles que vivem aqui.