Fortalecimento muscular é qualidade de vida.

A realização de exercícios físicos na terceira idade é apontada como de extrema importância para que o idoso possa reduzir os problemas da idade. Um medo bem comum da terceira idade são as frequentes quedas, estas por sua vez podem trazer por consequência fraturas ósseas, lesões ou até incapacitações físicas ao idoso. É estimado que o risco de queda chegue aos 50% após 80 anos de idade. Outro problema é a constante perda de movimento, influenciando diretamente na qualidade de vida do idoso.

Sarcopenia e o envelhecimento.

É de senso comum  que com a idade os seres humanos perdem a potência muscular, isso ocorre devido a sarcopenia. Basicamente, sarcopenia é o termo utilizado para definir a perda de massa muscular esquelética, como bíceps, tríceps e quadríceps. Não obstante o envelhecimento também acarreta na redução da produção hormonal, na perda de massa óssea e na perda de equilíbrio. O fortalecimento muscular é a maneira mais efetiva de prevenir tudo isso.

Vida saudável.

É estimado pelo IBGE que até 2050 a expectativa de vida no Brasil será de 81 anos, e para se ter uma vida saudável é de suma importância cuidar bem do nosso corpo. Realizar caminhadas, hidromassagem e exercícios de flexibilidade são ideais para a terceira idade. Estimular a flexibilidade melhora na movimentação como um todo, o que é determinante para a qualidade vida.

Cabe lembrar também, que a depressão é outra doença bem comum entre os idosos, e a prática de exercícios físicos estimula a produção de serotonina no corpo, o famoso hormônio da felicidade.

Aqui na Vila Marina nós oferecemos aulas de dança sênior, educação física e hidroginástica. Além disso, criamos recentemente um circuito funcional com o objetivo de cada vez mais estimular e preservar a capacidade funcional de nossos residentes. Nós oferecemos também, sessões de fisioterapia aos moradores da nossa casa, serviço essencial para uma melhora na qualidade de vida do idoso e indispensável na reabilitação de possíveis lesões.