Instituições de Longa Permanência para Idosos

Moradia, liberdade, dignidade e cidadania

 

 

Apesar de existir desde 2003, o conceito de ILPI ainda não é instantaneamente lembrado quando pensamos em lugares onde os idosos podem morar e receber acompanhamento clínico e terapêutico. Criadas por sugestão da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, as Instituições de Longa Permanência para Idosos surgiram com o objetivo de substituir, na prática e no imaginário coletivo, os antigos asilos, que remetiam a lugares estigmatizados por relatos de maus-tratos e abandono dos residentes.

 

Segundo a definição da Anvisa, ILPIs são instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de idosos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania. Associadas comumente aos cuidados com a saúde do idoso, não são estabelecimentos voltados à clínica e terapêutica, mas residências coletivas, que atendem idosos com necessidade de cuidados prolongados.

 

De acordo com o Estatuto do Idoso, as ILPIs devem adotar os seguintes princípios: preservação dos vínculos familiares, atendimento personalizado e em pequenos grupos, manutenção do idoso na mesma instituição (salvo em caso de força maior), participação do idoso em atividades comunitárias, de caráter interno e externo, observância dos direitos e garantias dos idosos, preservação da identidade do idoso e oferecimento de ambiente de respeito e dignidade.

 

Na Vila Marina, respeito aos residentes e à lei

 

Definições à parte, as ILPIs guardam diferenças entre si. Infraestrutura, equipe e o tratamento dado aos residentes variam e são fatores fundamentais para a escolha das famílias e quando possível, do próprio idoso. As instalações, individuais ou coletivas, devem proporcionar conforto e segurança; os profissionais (médicos(as), enfermeiros(as) e outros) precisam ser qualificados para as respectivas funções; o cuidado e o carinho com os idosos têm que ser constantes.

 

Instituições como a Vila Marina vão além do básico e oferecem serviços e atividades voltadas tanto para a saúde e o bem-estar como para o lazer, a integração e o estímulo cognitivo e motor dos residentes. Palestras, eventos internos e externos, passeios e festas, além de fisioterapia, hidroginástica, fonoaudiologia, assistência social e terapia ocupacional estão entre os benefícios que a Vila Marina oferece.

 

Seja em respeito a leis e diretrizes, seja pela sua própria filosofia de trabalho, a Vila Marina é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos onde a autonomia e a dignidade dos idosos vêm sempre em primeiro lugar.