Redes Sociais e os idosos

A nossa sociedade passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Um dos grandes aliados para essa trajetória foi o avanço tecnológico. O surgimento da internet e das redes sociais nos permitiu comunicação, entretenimento e interação de maneiras totalmente novas e amplas. 

 

Essas mudanças tiveram grande impacto em toda a sociedade, afetando todas as faixas etárias, inclusive a terceira idade. Embora, muitas vezes, a velocidade com que os avanços tecnológicos se dão reflita em uma resistência por parte de pessoas com mais idade, a verdade é que os benefícios para o idoso que opta por estar dentro das redes sociais são inúmeros. 

 

O envelhecimento populacional é um dos grandes desafios enfrentados no Brasil. Segundo o IBGE, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso. Este fator nos leva a questionar e descobrir meios de aumentar e melhorar a qualidade de vida da terceira idade. 

 

É natural que o processo cognitivo do ser humano seja afetado pelo envelhecimento. A cognição é responsável pelo aprendizado, pela atenção e pela memorização, ou seja, ela orienta diversas funções do ser humano. A internet, por exemplo, caso bem usada, pode ter efeito positivo sobre ela, não só para retardar o envelhecimento do cérebro, mas também para ajudá-lo a se manter mais ativo e dinâmico, auxiliando na conservação de nossa capacidade cognitiva.

Treinar pessoas da terceira idade para usarem mídias sociais ajuda a estabelecer conexões, aumenta a sensação de competência e garante um impacto vantajoso sobre a saúde e bem estar dos idosos. Aqueles que aprendem a usar esses meios e os introduzem em sua vida, desfrutam de um envelhecimento mais ativo. 

Conheça a Vila Marina para a terceira idade. Aqui, visamos estimular a cognição e sociabilidade de nossos hóspedes, estimulando-os a desenvolverem todas as atividades que auxiliam a saúde, auto-estima e bem estar físico e psicológico. Acesse nosso site e venha nos fazer uma visita.