É bem comum que o idoso tenha problemas de insônia. Apesar de o cansaço muitas vezes bater mais cedo, é difícil conseguir dormir rapidamente e ele pode acordar várias vezes ao longo da noite.
Isso acaba prejudicando o organismo e favorecendo o surgimento de problemas físicos e psicológicos, como diabetes, hipertensão, obesidade, enfraquecimento da memória, fadiga, irritação etc..
Uma das razões é que a produção de melatonina (que é o hormônio que ajuda a regular o sono) vai diminuindo. Aos 70 anos, ela é muito baixa.
Mas, com algumas pequenas mudanças de hábitos, isso pode ser contornado. E para ajudar você, que tem idade avançada, nós da Vila Marina preparamos este artigo. Continue lendo e veja o que fazer para não passar mais por esta situação.
Como se preparar para dormir bem durante a noite.
- Evite tomar bebidas com cafeína (café, chá preto, refrigerante etc.) e bebidas alcoólicas à noite (a exceção fica por conta de uma taça de vinho tinto, que pode ser consumida no jantar).
- Aproveite para experimentar chás calmantes, numa temperatura morna,
como de maracujá, erva cidreira, camomila etc..
- Prefira alimentos leves a partir das 18h.
- Crie uma rotina com hora certa para se deitar e se levantar.
- Durante o dia, gaste energia com uma caminhada ou outra atividade do tipo. Aqui na Vila Marina, por exemplo, nossos residentes fazem dança sênior, educação física e hidroginástica.
- Uma hora antes de ir para a cama, desligue tevê, celulares, computadores e cia.
- Arrume o quarto com uma luz fraca e indireta.
- Antes de se deitar, procure fazer algo relaxante, como tomar um banho morno, ler um livro ou meditar, por exemplo.
- Invista em óleos essenciais específicos para o sono, como: lavanda, flor de laranjeira, simbro, valeriana ou angélica.
- Deite de lado e use um travesseiro confortável, que preencha o espaço entre a sua cabeça e o colchão para que sua coluna se alinhe com o tronco. Os benefícios dessa posição incluem liberação das vias respiratórias e melhor circulação sanguínea.
- Limite os cochilos diários a meia hora, no máximo.
- Sempre que possível, tome sol antes das 10h ou depois das 16h. Essa prática ajuda a regular o ciclo dia/noite.
Outras sugestões da Vila Marina.
Além dessas dicas, você pode também procurar um médico especializado em distúrbios do sono.
A vantagem é que ele identifica possíveis causas, além da melanina, que também podem estar provocando a insônia e prescreve um tratamento mais personalizado.
De qualquer forma, vale a pena seguir os 12 passos acima. Eles funcionam e garantem mais saúde e qualidade de vida.