Cuidados para compartilhamento da casa em tempos de novo Coronavírus
O isolamento domiciliar para casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus e para viajantes que chegam ao Brasil vindos do exterior foi recomendado pelo Ministério da Saúde desde o dia 12 de março.
Esta prática exige cuidados específicos, como a separação de objetos pessoais, limpeza imediata de banheiros após o uso e a separação de indivíduos em cômodos diferentes da casa, sendo indicado o quarto, como cômodo para a pessoa contaminada ou com sintomas. Caso só haja um quarto e ele seja dividido, o ideal é que o habitante sem o vírus fique em algum outro ambiente da casa.
Cuidados ao dividir a casa
O cômodo com o paciente isolado deve ficar todo o tempo com a porta fechada, mas com a janela aberta, para que haja uma fonte de ventilação e de entrada de luz do sol. É preciso que a roupa de cama seja trocada pela própria pessoa infectada.
Lençóis ou fronhas com secreção devem ser embalados com plástico. Uma lixeira ao lado da cama, também embalada com plástico, deve ser mantida para descarte.
Não é bom que pessoas em cômodos compartilhados dividam o mesmo sofá ou colchão com as que estão infectadas, mantendo-se, sempre, a dois metros de distância uma da outra.
Segundo os especialistas, não há evidências que mostrem ser necessário manter isolamento de animais de estimação, pois o vírus que manifesta neles não é o mesmo que o dos humanos.
Cuidados de higiene pessoal
O uso de lenço de papel ou papel higiênico para cobrir o nariz e a boca, em caso de tosse e espirro, é fundamental. Espirra ou tussa no antebraço, caso não tenha lenço próximo.
Em ambientes compartilhados, o infectado precisa estar o tempo todo usando máscara, para diminuir a possibilidade de contaminação.
No caso de o banheiro ser compartilhado, os objeto anteriormente divididos, devem ser separados, de modo que a pessoa infectada tenha pasta de dente, sabonete de pia e toalha de rosto individuais. A escova de dentes infectada, inclusive, deve ficar em um recipiente afastado das demais escovas.
Vaso sanitário, interruptores, maçaneta, descarga, box e regulador de temperatura do chuveiro, assim como qualquer superfície tocada pela pessoa com suspeita do vírus, devem ser desinfetados após o uso.
Tão importante quanto todos estes cuidados é seguir a recomendação do Ministério da Saúde para manter o isolamento social. Agora, mais do que nunca, é necessário um pensamento coletivo. Por isso, a casa de repouso para idosos Vila Marina reitera o discurso: fiquem em casa!
Nós estamos atentos a todas as recomendações necessárias para uma convivência saudável entre as pessoas que moram na mesma casa e a todas às orientações das autoridades competentes. Aqui, nossos hóspedes podem ter a certeza e a segurança de que estão sempre bem cuidados. Acesse nosso site.