2022 com mais saúde: dicas para aumentar a imunidade do idoso
Você está na terceira idade e colocou no topo da lista de resoluções de ano novo: “melhorar a saúde”? A Vila Marina preparou um artigo especial para isso.
A gente começa falando um pouco sobre o sistema imunológico e sua importância, emenda no que acontece com ele na medida em que o tempo passa e termina com 7 dicas para ajudá-lo a atingir seu objetivo.
Continue lendo. E garanta um 2022 mais saudável, com mais disposição, energia, qualidade de vida e, consequentemente, com mais prazer, bem-estar e alegria.
Primeiro: o que é e qual a importância do sistema imunológico?
Ele é um sistema – formado por diferentes células, órgãos e moléculas – que garante a defesa do nosso organismo, nos protegendo contra uma série de doenças.
Ou seja, quando um agente patógeno – como uma bactéria, um fungo, um vírus, um parasita, uma célula cancerígena – ataca nosso corpo, é ele que vai identificar o problema e ativar mecanismos para nos preservar.
Como saber se o nosso sistema imunológico está fortalecido?
Como a intenção é garantir a imunidade, se a gente começa a ter complicações de saúde recorrentes, é um sinal de que ele não está muito bem.
Uma forma de medir isso, por exemplo, é observar se você tem excesso de:
- inflamações na garganta;
- infecções de ouvido;
- secreções em algumas áreas infectadas;
- herpes;
- doenças comuns que duram mais tempo do que o normal;
- febres e calafrios;
- náuseas e vômitos;
- sono e cansaço físico;
- diarreias prolongadas;
- quedas de cabelos etc..
O que acontece no sistema imunológico da pessoa idosa?
Com o passar do tempo, as células e moléculas do nosso sistema imunológico vão sofrendo alterações em termos de quantidade e de qualidade. Isso acontece muito provavelmente pela desregulação sofrida ao longo dos anos e acaba comprometendo o nosso potencial de defesa contra os agentes patógenos.
Mas a boa notícia é que é possível dar uma fortalecida nos nossos mecanismos de proteção do corpo com hábitos saudáveis. Veja quais.
7 dicas para fortalecer o sistema imunológico do idoso.
Pratique atividades físicas.
Passo número 1: procure o seu médico e peça que ele o oriente em relação aos exercícios mais adequados para você. As atividades físicas estimulam a produção das principais células de defesa do nosso organismo, os linfócitos.
Cuide da sua saúde mental.
Sim, ela não está desconectada do seu corpo. Pelo contrário. O equilíbrio psicológico se reflete em mais imunidade. Para isso, adote práticas, como yoga e meditação, priorize o seu lazer, procure a companhia de pessoas que te fazem bem etc..
Atenção aos vícios.
O fumo e o excesso de álcool estimulam a produção de radicais livres. Isso desencadeia o envelhecimento precoce das células. E aumenta as chances de a pessoa adoecer.
Qualidade e quantidade de sono.
Quando você não dorme bem ou pelo tempo necessário precisa de mais células para manter o seu sistema imunológico fortalecido contra os agentes patógenos. Respeite os horários e siga as outras dicas descritas aqui porque elas favorecem a qualidade do sono.
Acrescente esses alimentos no cardápio.
Selênio, zinco, minerais, vitaminas: eles fortalecem o seu sistema imunológico. Para inclui-los no cardápio de forma natural e saborosa, experimente consumir com frequência esses alimentos.
- Mel e própolis;
- Iogurte natural e kefir;
- Castanha-do-pará e castanha-de-caju;
- Frutas cítricas;
- Vegetais verde-escuros.
Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.
A água favorece as reações químicas nas nossas células. Para aumentar sua ingestão, mantenha uma garrafinha cheia sempre à mão. E vá bebendo aos poucos. Quando você perceber, já terá adquirido o hábito.
Mantenha as visitas médicas em dia.
Especialmente se você tem doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, diabetes, hipertensão arterial e outros comprometimentos do tipo, visite com frequência o seu médico e siga suas orientações.
Por último, mas também importante.
O estresse constante é outro fator que desencadeia um estado de debilidade no nosso sistema imunológico. Quanto mais atividades prazerosas e autocuidados, mais forte se torna o seu organismo.
Aqui na Vila Marina, proporcionamos um dia a dia com qualidade total. Nossos residentes têm na rotina: atividades musicais, arteterapia, danças, hidroginástica, exercícios, passeios, uma série de festas e um clima bastante descontraído. Se estiver nos seus planos viver como se estivesse num spa, agende uma visita e venha nos conhecer.