Como aumentar as chances de ter saúde na terceira idade
Há um tempo circula uma notícia falsa pelas redes sociais, dizendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) teria mudado a idade mínima para alguém ser considerado idoso: de 60 para 80 anos.
Segundo a mensagem, o motivo seria principalmente o número crescente de pessoas que escolheram melhorar a alimentação e praticar atividades físicas. O que teria aumentado a qualidade e a expectativa de vida.
Apesar de não ser verdade essa “reclassificação”, ela foi compartilhada por muitos e uma das razões é que ela faz total sentido.
Bons hábitos – como esses e outros que a gente da Vila Marina vai comentar neste artigo – contribuem imensamente para quem quer se tornar mais ativo, saudável, bem-disposto e rejuvenescido.
E a boa notícia é que, independentemente da idade em que você comece a praticá-los, eles trazem bons resultados.
Portanto, especialmente se você já passou dos 60 anos, continue aqui conosco e veja quais são.
6 dicas para quem quer viver mais e melhor na terceira idade
#1 Tenha uma alimentação saudável
Não chega a ser novidade: uma alimentação baseada em industrializados, processados, gorduras, cheia de açúcar e carboidratos refinados traz diversos males para o corpo e ainda prejudica a aparência da pele.
Já uma dieta bem balanceada, do tipo “descasque mais e desembale menos” é a ideal. Quanto mais produtos naturais, frescos e caseiros, melhor.
#2 Pratique atividade física
A atividade física é fundamental. Entre os benefícios, principalmente na terceira idade, estão: a sensação de bem-estar promovida, o fortalecimento dos ossos e músculos e o aumento da imunidade e da disposição, além da prevenção da obesidade e de diversas doenças.
Mas um cuidado básico: antes de começar, você deve procurar um médico e pedir que ele recomende algumas opções de exercícios adequados para o seu perfil.
E uma dica: entre as opções, escolha a que lhe dá mais prazer. Porque é isso que vai ajudar você a ter a consistência necessária para alcançar todas as melhorias e resultados.
#3 Diminua o estresse
Tudo que você puder incorporar ao seu estilo de vida para reduzir o nível de estresse é altamente aconselhável.
Isso porque esse estado desencadeia uma resposta inflamatória no corpo, acelera o envelhecimento e ainda prejudica seus hábitos de sono, outro cuidado importante para a qualidade de vida.
Veja abaixo algumas dicas de como reduzir a pressão e o sentimento de exaustão física e emocional que ele desencadeia.
#3.1 Cuide da sua espiritualidade
Quando a gente fala em espiritualidade não está se referindo especificamente a uma religião, mas a uma crença num poder maior. E conexão com ele.
Isso pode vir tanto de atividades religiosas quanto de práticas como meditação, ioga e mindfullness, por exemplo.
Além de proporcionarem autoconhecimento, elas deixam a pessoa num estado de esperança, altruísmo e amor. O que ajuda a lidar com os desafios diários e a diminuir o nível de estresse.
#3.2 Faça terapia
O propósito da terapia é lançar um olhar mais atento às suas alterações de humor. Observar, por exemplo, o que está causando um possível estado de depressão, ansiedade e estresse para facilitar mudanças em relação aos desafios e queixas que estão trazendo todo esse desequilíbrio emocional.
Com isso, ela colabora para melhorar a sua saúde mental e é provado que a saúde mental está diretamente ligada à saúde física.
Afinal, ela afeta os seus sistemas:
- imunológico
- endócrino (na medida em que altera a produção de alguns hormônios)
- nervoso (o que é especialmente útil na terceira idade, mais propensa a ter Mal de Parkinson e Alzheimer)
#3.3 Tenha uma vida financeira organizada
E, por fim, sua saúde financeira também está ligada à mental. Que, como falamos acima, afeta a física.
Inclusive há pesquisas que comprovam isso. Em 2019, a International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) concluiu que: a incerteza financeira é a maior causa de ansiedade e preocupação.
#4 Cuide dos seus relacionamentos
Pouca gente sabe, mas relacionamentos fazem mais diferença para a saúde do que a sua genética, o fato de você ter ancestrais longevos ou até mesmo a sua taxa de colesterol.
Os laços afetivos saudáveis entre as pessoas – casais, amigos, parentes, participantes de uma comunidade etc. – protegem contra frustrações, retardam doenças físicas e mentais e aumentam a longevidade. Trazem bem-estar e saúde em todos os sentidos.
Claro, desde que haja confiança, empatia, respeito, harmonia e comprometimento entre os envolvidos.
E essa conclusão não é resultado de uma pesquisa aleatória ou superficial, mas de um estudo realizado com estudantes de Harvard, onde os participantes foram acompanhados por praticamente 80 anos: o Harvard Study of Adult Development.
Onde encontrar condições de transformar positivamente o seu estilo de vida
Na Vila Marina oferecemos o máximo dessas condições para aumentar a qualidade de vida e a saúde física, mental e emocional dos nossos hóspedes.
Da alimentação balanceada ao incentivo às atividades físicas, passando por várias opções para reduzir o estresse, fazemos de cada dia, uma experiência que vale a pena para os idosos.
Sem contar que tudo aqui contribui para uma maior integração e amizade entre as pessoas.
Se você já passou dos 60 anos e está buscando mudança positiva, ou se tem algum parente nessas condições, marque uma visita. Venha nos conhecer.