A fisioterapia para idosos é muito importante para garantir a qualidade de vida e bem-estar na terceira idade, considerando a importância de complementar a saúde além de tratamentos médicos. O foco da fisioterapia é na relação de nervos, ossos e articulações, de forma que um fisioterapeuta trabalha para prevenir, corrigir e recuperar a função desses sistemas.
Podem procurar a fisioterapia os idosos com Alzheimer, com histórico de AVC ou outros problemas cardiovasculares, em recuperação de cirurgias ou fraturas, com artrose ou outras doenças que diminuam a mobilidade ou a funcionalidade e utilização dos membros.
Por isso, a Vila Marina, localizada no Rio de Janeiro, lista as vantagens da fisioterapia para uma vida mais saudável na terceira idade.
Preservar a flexibilidade
Esse benefício é muito importante considerando a saúde das articulações e músculos, essenciais para a mobilidade e qualidade de vida. A intenção aqui não é buscar a flexibilidade da juventude, então não há esforço além dos limites, mas sim o trabalho para preservar ou conseguir uma leve recuperação do quadro atual.
Se este é o objetivo, o fisioterapeuta faz a orientação de exercícios de alongamento e fortalecimento dos membros mais acometidos, além de indicar também correções posturais e melhorias para o dia a dia.
Melhorar o equilíbrio e a coordenação
As quedas na terceira idade são um fator de risco muito grave por resultarem em lesões e fraturas de recuperação muito lenta. Ao mesmo tempo, é comum que elas aconteçam devido à diminuição dos reflexos de coordenação e do equilíbrio. Os exercícios fisioterapêuticos podem ajudar a melhorar esses aspectos.
A coordenação, inclusive, é um elemento que também é comprometido após cirurgias ou com doenças como Alzheimer e Parkinson. O fisioterapeuta, então, propõe exercícios e novos hábitos para adaptação à nova realidade.
Diminuir as dores
Muito importante em todas as fases da vida, mas como uma preocupação extra entre idosos. As dores diminuem a qualidade de vida e muitas vezes impossibilitam as atividades rotineiras, por isso a fisioterapia para idosos entra em cena com exercícios para aliviar os membros ou regiões afetadas. O alongamento e outros exercícios, além de terapias como a acupuntura, são grandes aliados nesse objetivo.
Manter e garantir a força
Assim como no caso da flexibilidade, o objetivo aqui é preservar ou conseguir uma leve recuperação da força e resistência que ainda existem. Os exercícios de força são equilibrados e avaliados caso a caso pelo fisioterapeuta, focando no fortalecimento saudável para conservar a qualidade de vida.
Promover a independência
Coordenação, força, equilíbrio e alívio das dores e outros sintomas garantem a independência do idoso. O fisioterapeuta faz uma análise sobre o histórico de saúde e as condições físicas atuais, para então elaborar uma rotina de exercícios e cuidados que promovam a independência do idoso. Esse trabalho pode ainda incluir recomendações para a família ou cuidadores e também adaptações que devem ser feitas na casa para facilitar a locomoção e garantir a segurança e bem-estar do idoso.
Um ponto positivo extra sobre a fisioterapia para a terceira idade é que muitos profissionais fazem atendimento em domicílio, facilitando o tratamento para idosos acamados ou com mobilidade reduzida. Saiba como contratar um fisioterapeuta para atendimento domiciliar.
A Vila Marina, conta com uma equipe multidisciplinar para cuidar dos idosos em todos os aspectos e durante o ano inteiro. Afinal, nosso compromisso é tratar os jovens da terceira idade com respeito, amor e carinho. Acesse nosso site.