Saber envelhecer bem, com saúde, disposição e cheio de vontade de viver é uma arte que pode e deve ser aprendida. Autoestima é a palavra-chave nesse processo. Por isso, separamos 10 dicas simples que podem ajudar você a mudar seus padrões de comportamento e pensamento, rumo a uma autoestima mais saudável e, consequentemente, uma vida mais feliz.
- Enxergue suas qualidades
Todos nós temos qualidades. Sabe quando você escolhe o seu melhor lado para sair bem em uma foto? Faça isso com outros aspectos da sua vida. Lembre-se dos seus aprendizados, suas experiências, suas conquistas e sempre aposte no seu melhor ângulo na sua vida.
- Aceite quem você é
Características físicas podem ser alteradas a qualquer momento conforme nossas vontades: mudamos o corte do cabelo e até mesmo as nossas roupas. Mas quem somos por dentro não é facilmente alterado. Por isso, aceite quem você é e valorize suas diferenças que a(o) tornam única(o)!
- Deixe de lado as comparações
A comparação é um dos principais motivos para a autoestima baixa. Por isso, deixe-a de lado. Ninguém é igual a ninguém e cada um tem as suas próprias qualidades e defeitos. Aceite o que é seu.
- Dê valor às suas conquistas
Cada pequeno passo rumo aos seus objetivos deve ser celebrado e valorizado. Dê valor a cada uma dessas conquistas, por menores que elas sejam.
- Pratique atividades físicas
Quanto mais nos sentimos bem com nosso corpo e nossa saúde, melhor fica nossa autoestima. Além disso, praticar exercícios físicos libera no organismo endorfina, o hormônio responsável pela sensação de prazer.
- Aposte nos seus hobbies
Quer fazer um curso de violão? Escutar música encostado em uma árvore? Ou quer praticar algum esporte? Vá e faça! Os nossos gostos pessoais são únicos e completamente responsáveis pela nossa autoestima.
- Boas companhias
Fique próximo das pessoas boas e que te fazem bem. As companhias negativas? Afaste-se! Elas também podem acabar com a sua autoestima!
- Não se importe tanto
Você adorou seu cabelo e seus amigos acharam o corte muito exótico. Qual o problema? Não dê tanta atenção assim para a opinião dos outros. Por vezes, considere só aquilo que você gosta e certamente já será o suficiente para se sentir super bem.
- Sem medo dos erros
Todos erramos, a todo tempo. Não tenha medo de assumir os seus. Isso de longe não é problema nenhum!
- Tenha objetivos
Trace metas para o mês, para o ano, para a vida. Aposte nos seus ideais e objetivos e você sempre terá motivos para que a felicidade ande ao seu lado.