Como adaptar a casa às necessidades do idoso?

De acordo com estudos de profissionais da USP (Universidade de São Paulo), projetar pensando no conforto e bem-estar dos idosos reduz cerca de 40% dos acidentes domésticos, enquanto dados do Ministério da Saúde mostram que 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro de suas próprias residências.

Pensando nisso, a Vila Marina, lar e casa de repouso para idosos, no Rio de Janeiro, detalha o que precisa ser adaptado para tornar a casa um ambiente mais seguro para os idosos.

Preste atenção ao piso

Sem as devidas adaptações, um idoso pode sofrer quedas desnecessárias e acabar se machucando. Nesta idade os ossos costumam ser mais frágeis e todo cuidado que possa ser tomado é muito importante para uma vida mais tranquila. Procurar um local que possua pisos antiderrapantes ou instalá-los, já é meio caminho andado. 

Evite tapetes e preste atenção em outras irregularidades no piso. Pequenos degraus entre os ambientes também podem gerar quedas. O ideal é ter um ambiente nivelado e de fácil acesso, onde o idoso possa se locomover tranquilamente sem o risco de tropeçar ou escorregar.

Acessibilidade em primeiro lugar

Uma casa ou apartamento de um único andar é a melhor opção para pessoas idosas que tenham problemas de locomoção. Tente ao máximo evitar escadas, e caso seja realmente impossível evitá-las, se assegure de que ela possui corrimão. Pequenos degraus também podem ser substituídos por rampas para facilitar o acesso e evitar acidentes. Se o idoso for cadeirante, é extremamente importante que o ambiente possua portas mais largas do que as comuns, para garantir que a cadeira passe tranquilamente. Espaços amplos e abertos são o ideal.

Deixe a luz entrar para ver melhor

Um ambiente bem iluminado é essencial se o novo morador tiver algum problema de visão. Janelas amplas com cortinas brancas podem ajudar a resolver o problema durante o dia, mas pensando na qualidade de vida durante a noite, pode ser necessário instalar luminárias extras nas paredes. Novamente, procure evitar luminárias de chão, dando preferência para as que não fiquem no caminho.

Móveis também podem ser melhorados

Evite móveis que tenham quinas, e, se possível, tente prendê-los ao chão. Pode acontecer do idoso tentar se segurar em algum móvel e acabar se machucando. O mesmo vale para mesas de vidro, que podem acabar sendo um risco desnecessário.

Mais adaptações necessárias

Na hora de decorar um imóvel que vai ser moradia para uma pessoa idosa, procure deixar os objetos de uso frequente em locais acessíveis e bem iluminados. Isso evita que o idoso precise subir numa cadeira para pegar um pote de arroz, por exemplo, e acabe se machucando.

Mais algumas das adaptações que devem ser feitas na casa do idoso:

  • Ter divisões espaçosas e amplas, com poucos armários ou vasos de planta;
  • Prender fios de eletrodomésticos à parede;
  • Prender os tacos de madeira ao chão;
  • Não encerar os pisos, nem deixá-los molhados;
  • Evitar cadeiras muito baixas e camas muito altas ou muito baixas;
  • Substituir ou consertar móveis instáveis.

Cuidados especiais com banheiros

O banheiro costuma ser o principal local de acidente doméstico para idosos, por ser naturalmente úmido e escorregadio e raramente possuir uma estrutura adaptada. Procure instalar barras de apoio nas paredes, para facilitar a mobilidade, e evite qualquer mobília de vidro para evitar os danos em caso de queda. Se o idoso tiver Alzheimer, é recomendado que não sejam utilizados muitos espelhos na decoração porque pode causar alterações comportamentais.

A Vila Marina, lar e casa de repouso para idosos, no Rio de Janeiro, conta com uma equipe multidisciplinar para cuidar dos idosos em todos os aspectos e durante o ano inteiro. Afinal, nosso compromisso é tratar os jovens da terceira idade com respeito, amor e carinho. Acesse nosso site.