A melhor maneira para cuidar de um idoso cadeirante em casa

Com o avanço da idade, alguns idosos acabam necessitando de uma atenção especial da família ou de profissionais. A saúde individual é que aponta o grau de apoio que uma pessoa precisará.

Por ser idoso, a pessoa já possui algumas limitações, pois, o corpo envelhecido costuma responder com algumas restrições às atividades comuns no dia a dia. Se ainda existir a necessidade de uma cadeira de rodas para locomoção, as dificuldades são um pouco maiores, porém, com dedicação, é possível criar um ambiente seguro e que proporcione bem-estar e qualidade de vida para esse membro da família.

Por isso, a Vila Marina, localizada no Rio de Janeiro, fala mais sobre os cuidados com a terceira idade.

O ambiente doméstico adequado para um cadeirante

Para evitar quedas é importante que a casa esteja preparada para abrigar esse idoso, para isso recomendamos:

  • Rampas no lugar de escadas;
  • Piso antiderrapante em áreas de passagem e áreas molhadas;
  • Tirar os tapetes e objetos de decoração que possam ser impedimentos no caminho;
  • Adaptar o banheiro instalando barras de apoio ao lado do sanitário e dentro do box de chuveiro;
  • Adaptar a mobília da casa para facilitar a circulação;
  • Cuidar dos animais, como cachorros, que pulam nas pessoas e ficam pelo caminho.

Os principais cuidados para um idoso que utiliza cadeira de rodas

Se focarmos no contexto de um idoso cadeirante e muitas vezes acamado, perceberemos que é de grande importância que um cuidador esteja dedicado exclusivamente a essa pessoa. Esse cuidador pode ser um profissional e/ ou um membro da família.

Além de cuidar para que todas as suas medicações sejam ministradas no horário e doses corretas, é importante que o cuidador e todos que rodeiam esse idoso sejam também incentivadores nas tarefas do dia a dia.

Estimular banho de chuveiro: se o paciente tem condições físicas de permanecer sentado, o banho de chuveiro é a melhor opção. Esse cuidado irá deixá-lo mais disposto e fazer bem a sua saúde física e emocional;

Uso da cadeira própria de banho: ela permitirá monitorar a pele das nádegas (região sacral), fazer uma melhor higiene íntima e das costas. A cor avermelhada é sinal de início de abertura de ferida (se atente a isso);

Alimentação saudável: esse é um item importante para todo ser humano, porém, um corpo envelhecido e em tratamento contra alguma enfermidade precisa ter uma atenção maior para fortalecer seu organismo com uma dieta balanceada;

Vida Social: manter contato com outras pessoas é um item de valor para todos que enfrentam problemas de saúde, essa é uma maneira de permanecer ativo e alegre. Ensinar um idoso a utilizar as novas tecnologias pode ser uma ótima opção.

A importância da fisioterapia para um cadeirante

Os idosos que usam cadeiras de rodas precisam de exercícios específicos para não sobrecarregar seu corpo e trazer benefícios mentais e físicos. Enquanto algumas atividades exigem o uso de pesos, bolas ou outros materiais, há aquelas em que a única coisa necessária é o próprio corpo, por isso, é possível que alguns desses sejam repetidos em casa.

Para definir os melhores exercícios e técnicas que serão aplicadas na fisioterapia para idosos, os fisioterapeutas geralmente questionam os idosos ou então os seus filhos, parentes ou cuidador sobre o real objetivo do paciente e os problemas que são enfrentados. Saber o motivo faz com que os exercícios sejam pensados especificamente para resolver um determinado problema ou situação.

Assim como é importante manter a frequência nas consultas médicas, as sessões de fisioterapia não podem ser abandonadas. O trabalho de vários profissionais resultará no sucesso do tratamento do paciente.

 


A Vila Marina conta com uma equipe multidisciplinar para cuidar dos idosos em todos os aspectos durante o ano inteiro. Afinal, nosso compromisso é tratar os jovens da terceira idade com respeito, amor e carinho.